Grupo de Artesanato

Autores: Bruno Oliveira Campachi e Thiago Vinícius Toledo Rodrigues

Resenha:
Neste presente trabalho iremos realizar a divulgação da manifestação cultural Afro-brasileira em Londrina e Região. O ambiente de trabalho dos comerciantes/expositores de artesanato, estão instalados em frente ao Cine Teatro Universitário Ouro Verde - Casa de Cultura, localizado na R. Maranhão, 85 - Centro, Londrina. Foram entrevistados 5 líderes, que concordaram em autorizar o registro de imagens, contudo não quiseram se identificar. Pessoas, enraizadas na cultura africana, que usam seus conhecimentos em artesanato, na esperança de alcançar alguns moradores locais, comerciantes e visitantes, a investir em sua arte, conhecendo não só a forma de expressão mas também promovendo a colaboração financeira, gerando renda.

O grupo, que está em média a mais de 10 anos na região de Londrina, conta com peças de uso pessoal ou decorativo, usando tecido, linhas, penas, madeira para a confecção de pulseiras, colares, brincos dentre outros artigos de decoração.

Os africanos no Brasil tiveram que reconstruir o modo de sobreviver e existir no país. Trouxeram de seus países de origem, em diversas dimensões, técnicas, formas de expressão, os seus costumes, sua arte, seu jeito de viver, para sobreviver. O conhecimento em trabalhar com metais preciosos, cultivo de café, cultivo de cana de açúcar, música, dança, representam grandes ciclos da história da economia e cultura brasileira. Enxergamos isso nos resquícios da história, estampados pelo país, que remetem à escrita, arquitetura, construções, ensino, aspectos culturais e tecnológicos.

Esta permanência de expressão na cidade de londrina, vai em contrapartida com a ideologia contínua do processo preconceituoso instaurado até nos dias de hoje, com a prevalência Europeia no país, que contém negação de valor da participação do descendentes africanos na construção histórica do Brasil, e, evidentemente registrado nas fotos, em Londrina/PR.

Direitos Autorais: O conteúdo do texto e imagens/fotografia aqui apresentados é de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.